Prancheta_5 (2)

Cuidados com a Suplementação de Cálcio

O consumo de suplementos de cálcio é importantíssimo para a sua reposição e prevenção ou tratamento de doenças ósseas. Porém, o excesso deste mineral na corrente sanguínea traz alguns efeitos adversos bastante desagradáveis e perigosos.

Importância do Cálcio

 

Como sabido pela maioria das pessoas, o cálcio é um dos principais componentes dos ossos e dentes, e é parte fundamental do tratamento de doenças como a osteoporose e o reumatismo. Mas, o cálcio também participa de vários outros processos; segue breve lista:

  • Auxilia na formação e manutenção de ossos e dentes.
  • Auxilia na coagulação do sangue.
  • Auxilia no funcionamento muscular.
  • Auxilia no funcionamento neuromuscular.
  • Auxilia no processo de divisão celular.
  • Auxilia no metabolismo energético.

Efeitos Adversos

 

Como dito anteriormente, apesar de ser um micronutriente importante, o cálcio traz alguns efeitos adversos quando apresenta uma concentração alta em nosso organismo (o que geralmente acontece quando ingerimos suplementos de cálcio). Alguns deles são:

Constipação

Quando há grande concentração de cálcio no sangue ou no trato gastrointestinal, o mineral provoca dificuldades de evacuação devido a seu poder de aglutinação.

Dores Abdominais

Seja por reações ou pelo poder de aglutinação, o cálcio pode trazer dores abdominais em seus consumidores.

Calcificação das Artérias (Aumento de chance de aterosclerose)

Quando há uma alta concentração de cálcio no sangue, ele tende a se ligar às gorduras de nossas artérias, formando uma massa espessa que as enrijece. Dessa forma, o consumo de cálcio está ligado à um aumento de probabilidade de se desenvolver ateroscleroses.

aterosclerose
Artéria saudável e Artéria estreitada por placac

 

Os suplementos de cálcio, ao serem ingeridos, liberam sua carga nutricional dentro de um curto espaço de tempo e isso provoca o que chamamos de Pico de concentração plasmática. Neste pico de concentração, nosso corpo ainda está absorvendo o cálcio, e o transportando para os órgãos que mais necessitam deste nutriente.

No entanto, sabemos que nossa capacidade de absorção do cálcio (e de qualquer nutriente) é finita. Portanto, ao liberarmos toda a necessidade diária do cálcio em nosso organismo em um curto espaço de tempo (o que acontece com grande parte dos suplementos), certamente NÃO conseguiremos realizar uma absorção e transporte de todo o conteúdo para as funções devidas; o que gera uma concentração indevida deste mineral em nosso sangue e trato digestivo – e daí vêm seus efeitos adversos.

Nutrientes que facilitam a sua absorção e transporte

Alguns nutrientes devem ser consumidos com o cálcio de forma a minimizar estes efeitos e trazer maior eficácia ao tratamento com o cálcio.

Magnésio

O magnésio equilibra o cálcio do organismo, uma vez que ele o fixa melhor nos ossos e retira seu excesso dos tecidos moles (como músculos), prevenindo a cãibra e ajudando na prevenção de problemas no sistema vascular.

Vitamina D3 e Vitamina K

A Vitamina D3, que na verdade é um hormônio, possui um papel fundamental no transporte do cálcio para os ossos, e assim como o magnésio, é fundamental para a eficácia do tratamento e prevenção de doenças osteoarticulares. O mesmo processo de transporte e fixação acontece com a Vitamina K.

No entanto, nada disso será suficiente caso os nutrientes sejam ingeridos em um curto espaço de tempo. Como dito anteriormente, não teremos capacidade de absorver estes nutrientes quando liberados rapidamente, o que acontece com a maior parte dos suplementos do mercado. 

A Liberação Prolongada

A liberação prolongada (ou Extended-Release), é uma forma de se produzir comprimidos ou cápsulas que faz com que seu conteúdo seja liberado em pequenas doses durante um longo espaço de tempo. Esse tipo de tecnologia é empregada em diversos produtos controlados, devido à sua grande mudança na biodisponilidade dos componentes ali presentes.

A liberação prolongada pode ser atingida através de várias técnicas diferentes, como a gastroretenção, ou micropallets de liberação modificada. Isso dependerá de qual o produto ingerido e de como deve ser a sua absorção.

Suplementos de cálcio que apresentam esta tecnologia não só terão maior absorção e eficácia terapêutica, como também evitarão os efeitos adversos causados pela suplementação de cálcio.

É preferível que este tipo de suplemento seja consumido, principalmente em idosos, já que este grupo apresenta maior risco de desenvolvimento de arterioscleroses e constipações.

Abaixo podemos ver um gráfico da diferença de concentração dos ativos em liberação prolongada (laranja) e convencional (azul).

Fonte da imagem: Sergio Lucio Pereira de Castro Lopes

Osteotime XR

Osteotime XR é um suplemento de cálcio associado às vitaminas D, K e magnésio, e conta com  tecnologia de Extended-Release (liberação prolongada) em até 8 horas, em dois comprimidos; trazendo assim mais eficácia terapêutica e reduzindo os efeitos adversos do cálcio.

DIFERENCIAL

Tecnologia de liberação prolongada durante 4 horas por comprimido (dose diária: 2 comprimidos)

BENEFÍCIOS

Possui componentes que auxiliam na absorção de Cálcio pela matriz óssea

VANTAGENS

Diminuição das possíveis reações indesejáveis relacionados ao consumo continuo do cálcio

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email