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Por que as fibras são importantes para a nossa saúde?

Você com certeza já deve ter ouvido falar a respeito da importância de se ter uma dieta balanceada, a qual contenha uma quantidade considerável de fibras. Mas, afinal de contas, qual é a importância das fibras para a nossa saúde? Se você não sabe ao certo como responder essa pergunta, não se preocupe.

Hoje falaremos um pouco mais sobre a importância das fibras para a nossa saúde, e também daremos algumas dicas sobre como você pode inclui-las em sua alimentação diária sem grandes esforços. Boa leitura!

Mudança de hábitos alimentares

Não é novidade para ninguém o quanto as atribulações do dia a dia acabam influenciando diretamente na forma como nos alimentamos. No entanto, o que se pode notar é a forma como a ingestão massiva de produtos industrializados é uma das grandes responsáveis pelo desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como o caso da obesidade, por exemplo.

Doenças como hemorroidas, constipação intestinal, neoplasia maligna de cólon, doenças cardiovasculares, intolerância à glicose, entre outras, estão cada vez mais associadas ao baixo consumo de fibras.

Afinal de contas, o que são as fibras?

As fibras alimentares nada mais são do que substâncias filamentosas (que podem ser curtas ou longas), que derivam de polissacarídeos, os quais são responsáveis por formar as moléculas de celulose.

Apesar de não fornecerem energia, as fibras alimentares são fundamentais para o funcionamento do corpo como um todo, sobretudo dos intestinos. Ou seja, independentemente se o seu objetivo é emagrecer ou cuidar da sua saúde, o consumo de fibras deve ser diário, mais que apenas uma opção, mas sim uma necessidade.

Benefícios das fibras para o organismo

  • Aumento da saciedade: as fibras solúveis possuem a capacidade de absorver água e formar geis, os quais permanecem por mais tempo no estômago e, consequentemente, aumentam a sensação de saciedade.
  • Controle do colesterol: uma dieta rica em fibras aliada à prática regular de exercícios físicos ajuda a diminuir as taxas de colesterol sanguíneo.
  • Regularização dos níveis de glicose: quando chegam ao organismo, as fibras ajudam a promover a liberação da glicose de forma mais lenta no sangue, o que contribuem para que os níveis da substância sejam regularizados.
  • Auxílio no bom funcionamento do intestino: as fibras são responsáveis por favorecer a retenção água nas fezes e aumentar o volume e peso destas, acelerando a passagem do bolo fecal pelo intestino e contribuindo assim para o bom funcionamento desse órgão.
  • Remoção de materiais tóxicos do organismo: a ingestão regular de fibras ajuda a eliminar materiais tóxicos do organismo, os quais podem trazer graves problemas à saúde com o passar do tempo.

Consumo indicado de fibras

O indicado é que uma pessoa adulta consuma de 20 a 40g de fibras por dia. Para isso, é possível incluir na alimentação diária farelos (trigo ou arroz), mucilagens, gomas, pectina, lignina, entre outros tipos de fibras.

Além disso, é recomendado também aumentar a ingestão de alimentos que possuem fibras naturalmente, como é o caso de linhaça, milho, abacaxi, entre outros.


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